Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro | Benefício
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Março Lilás destaca importância de exames para rastreio do câncer do colo do útero


27/02/2025
 
 
No próximo mês iniciamos a campanha Março Lilás, voltada para conscientização e prevenção do câncer do colo do útero. Segundo levantamento do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer do colo do útero é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina (atrás apenas do câncer de mama e do colorretal) e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, exceto o câncer de pele não melanoma. Foram estimados 17.010 novos casos para cada ano do triênio 2023-2025, o que representa uma taxa de 15,38 casos a cada 100 mil mulheres. 
 
De acordo com dados do Registro Hospitalar de Câncer (RHC) do Hospital Amaral Carvalho, o tumor é o terceiro mais incidente nas mulheres em tratamento no hospital, apenas atrás do câncer de mama e o de pele não melanoma. Foram registrados em média 320 casos por ano no período de 2018 a 2022, sendo que mais de 50 por cento desses casos são em pacientes com idades entre 25 e 44 anos.
 
A doença tem desenvolvimento lento e pode não ter sintomas incialmente. Em situações mais graves, a mulher pode perceber sangramento vaginal intermitente ou após relação sexual, secreção vaginal anormal, dor durante a relação, dor abdominal e queixas urinárias ou intestinais.
 
“Existe uma fase pré-câncer que pode se estender por até dez anos. É neste período em que essas lesões podem ser detectadas por exames de rastreamento como o teste de Papanicolaou, um exame fundamental para garantir o diagnóstico precoce e as melhores chances de tratamento”, comenta a médica ginecologista do Hospital Amaral Carvalho, Lenira Mauad.
 
Quando fazer o Papanicolaou? 
 
O exame é recomendado para mulheres que já tiveram relações sexuais, especialmente a partir dos 25 anos, periodicamente. É realizado gratuitamente pela rede pública de saúde.
 
A paciente Andrea Taliere do Prado descobriu uma lesão no exame. “Eu fiz o papanicolaou e descobri. Na época, eu estava grávida, mas consegui fazer o tratamento e hoje estou bem e curada”, comemora.
 
Como prevenir?  
 
“Existem maneiras eficazes de prevenir o câncer do colo do útero. A vacinação contra o HPV é uma delas. Além disso, o uso de preservativos em relações sexuais, especialmente com parceiros eventuais, é necessário para evitar a contaminação”, ressalta a médica.
 
As vacinas contra o Papilomavírus Humano (HPV) estão disponíveis gratuitamente nos postos de saúde a meninos e meninas entre 9 e 14 anos, em dose única. Apesar desses recursos disponíveis no Brasil, ainda há um alto número de casos diagnosticados anualmente, com milhares de mulheres perdendo suas vidas para essa doença. É fundamental manter os exames e cuidados em dia e compartilhar essas informações com todas as mulheres, de todas as faixas etárias.
 
Programa de Prevenção do Câncer Ginecológico 
 
O Programa de Prevenção do Câncer Ginecológico do Hospital Amaral Carvalho (HAC) oferece exames gratuitos de Papanicolaou há mais de 30 anos e continua desempenhando um papel crucial na detecção precoce e tratamento do câncer do colo do útero. O exame é bem simples e rápido e tem o objetivo de detectar alterações nas células do colo do útero que possam se tornar um tumor. 
 
O exame é feito gratuitamente e os pacientes interessados devem ligar e agendar horário pelo telefone (14) 3602-1241. Além disso, durante o atendimento são identificadas mulheres de risco para o câncer de endométrio e da vulva, posteriormente encaminhadas para atendimento médico e exames complementares como ultrassom transvaginal e videohisteroscopia.
 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: [email protected]