Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro | Benefício
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Voluntariado: uma força na recuperação dos pacientes com câncer


22/04/2025
No Hospital Amaral Carvalho, voluntariado e assistência social incentivam pacientes oncológicos a seguirem tratamento até o fim
 
A atuação de voluntários nos ambientes hospitalares tem impacto relevante no bem-estar físico e emocional dos pacientes. O contato com voluntários ajuda a diminuir a ansiedade, aliviar o estresse e até favorecer uma recuperação mais rápida, promovendo acolhimento e humanização para aqueles que estão em tratamento contra o câncer.
As intervenções médicas são essenciais para a cura dos pacientes. No entanto, o apoio integral oferecido pelos voluntários também faz toda a diferença no dia a dia. "A qualidade de vida e o bem-estar dos pacientes dependem disso. Hospedagem gratuita em nossas casas de apoio, medicamentos, alimentos e suplementos alimentares, itens de higiene ou uma simples visita, com uma palavra de conforto, podem deixar a jornada desses pacientes um pouco mais leve", relata Eduardo Piragino, diretor de Apoio Social do Hospital Amaral Carvalho (HAC), de Jaú.
Todo esse apoio contribui para que pacientes sigam no tratamento até o fim. Graças à assistência social promovida pela instituição e pelas mais de 100 Ligas de Combate ao Câncer parceiras, o índice de abandono de tratamento por dificuldades socioeconômicas é zero. No Estado de São Paulo, a média é de 18,6%.
 
Plantando amor, colhendo bem-estar
Ajudar ao próximo também faz bem ao próprio voluntário, tanto no estado físico quanto mental, pois oferece a ele o senso de participação, realização e relevância social, promovendo socialização, reduzindo o isolamento e possibilitando novas amizades – o que pode amenizar sintomas de ansiedade e depressão, por exemplo.
Uma pesquisa, divulgada no periódico American Journal of Preventive Medicine, dos Estados Unidos, constatou que pessoas que se dedicam a este tipo de trabalho tendem a viver mais e emocionalmente melhor. Além disso, por meio da prática, também é possível adquirir habilidades e experiências valiosas, bem como gerar um impacto positivo em sua comunidade.
 
Toda ajuda é bem-vinda
Há mais de 30 anos, a Entidade Anna Marcelina de Carvalho oferece apoio aos pacientes carentes do Hospital Amaral Carvalho, que moram ou estão hospedados em Jaú, com o objetivo de humanizar o tratamento. São 16 grupos e mais de 180 voluntários prestando assistência integral aos pacientes cadastrados, abrangendo aspectos físicos, psicossociais, religiosos, econômicos, ambientais e nutricionais.
Desde conscientizar a comunidade sobre a prevenção do câncer até servir refeições a pacientes internados: no HAC, tem espaço para todo tipo de apoio. A lista de projetos voluntários é extensa e passa por diversas áreas, como a estética, em que os voluntários oferecem cortes de cabelo, barba e unhas, elevando a autoestima de pacientes internados.
 
Nutrição
Outro setor importante do voluntariado é o de nutrição. Diariamente, são servidos chá quentinho e bolachas aos pacientes que aguardam por atendimento nas salas de espera do hospital. Voluntários também podem ajudar entregando lanches a pacientes em tratamento quimioterápico, ou servindo refeições a pessoas internadas e sem acompanhantes.
 
 
Bazares
Os bazares que arrecadam fundos para a Fundação Doutor Amaral Carvalho são excelentes lugares de atuação, onde é necessário arrecadar, selecionar, precificar e vender produtos diversos como roupas, calçados, acessórios e até móveis seminovos. Para potencializar as vendas dos bazares, muitos voluntários também se aplicam à confecção de artesanatos.
 
Perucas e próteses
Devido ao tratamento oncológico, alguns pacientes podem perder o cabelo por um tempo. Por isso, existe o banco de perucas, que recebe doações de cabelo em boas condições para a confecção de perucas. Já as pacientes mastectomizadas recebem próteses de sutiãs, também confeccionadas por voluntários.
 
Visitas
Visitar um paciente no hospital, mesmo que desconhecido, é uma forma comum, simples e eficaz de prestar um serviço reconfortante. Nesse caso, os voluntários podem interagir e realizar atividades pedagógicas com os pacientes, seja na Pediatria ou nas casas de apoio do Amaral Carvalho. Por meio da pastoral da saúde, voluntários oferecem apoio e conforto espiritual. Outros, levam alegria e diversão, como os palhaços do grupo Remédicos do Riso.
 
 
Doações
Por fim, quem não dispõe de tempo livre, mas pode contribuir financeiramente também pode se voluntariar. São aceitas doações de medicamentos prescritos (quando o posto de saúde não possui convênios), roupas, refeições, itens de limpeza e higiene, entre outros.
 
Ligas de Combate ao Câncer
Outra forma de ajudar – no caso de voluntários que não estão em Jaú – é por meio da Federação Brasileira de Entidades de Combate ao Câncer (Febec), parceira do Hospital Amaral Carvalho. A Febec reúne mais de 100 ligas de combate ao câncer, espalhadas pelo estado de São Paulo, e se destaca no apoio integral a pacientes oncológicos.
A federação atua na educação, prevenção, acesso ao diagnóstico, tratamento e no apoio biopsicossocial dos pacientes. Sua abordagem se aplica antes, durante e após o período de hospitalização. Além disso, a Febec oferece acompanhamento social e psicológico às famílias dos pacientes, visando evitar a evasão do tratamento e aumentar as chances de recuperação total e sobrevida.
 
Seja voluntário
Comprometimento é um dos pilares mais importantes do voluntariado. Para ajudar de forma efetiva, os voluntários devem ser pontuais em suas atividades e zelar pelo bem-estar dos pacientes, sempre demonstrando respeito e carinho pelo próximo
Para apoiar os pacientes do Hospital Amaral Carvalho e ajudar na luta contra o câncer, os interessados devem contatar a Entidade Anna Marcelina de Carvalho, por meio do telefone (14) 3621-3064. O horário de atendimento é das 8h às 11h e das 13h às 16h, de segunda a sexta-feira (exceto aos feriados). Para saber se sua cidade tem liga de voluntários, entre em contato com a Febec pelo telefone (14) 3621-2707. 
 
 
LEGENDAS
Foto do grupo Bazar Amor Perfeito: Por meio do Bazar Amor Perfeito, voluntárias arrecadam fundos para a Fundação Doutor Amaral Carvalho 
Foto do grupo do chá: Diariamente, são servidos chá quentinho e bolachas aos pacientes que aguardam por atendimento nas salas de espera do hospital
Foto do grupo da Estética: Voluntários oferecem cortes de cabelo, barba e unhas, elevando a autoestima de pacientes internados
Foto do grupo Remédicos do Riso: Palhaços do grupo Remédicos do Riso levam alegria e diversão aos pacientes do HAC
 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: [email protected]