Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro | Benefício
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Apenas 5 minutos de exercício por dia já melhoram a saúde, diz estudo


22/04/2025

 

Apenas cinco minutos diários de exercícios excêntricos podem trazer benefícios significativos para a saúde, especialmente para pessoas sedentárias. A descoberta foi realizada por pesquisadores australianos e publicada na revista European Journal of Applied Physiology no final de março.
 
Durante quatro semanas, a equipe da Universidade Edith Cowan (ECU), na Austrália, submeteu 22 pessoas sedentárias, porém saudáveis, a um programa de treinamento excêntrico, no qual o peso corporal foi usado para desenvolver força. As atividades físicas incluíam agachamentos e reclinação na cadeira, flexões de braço na parede e quedas de calcanhar.
 
Após passar o período realizando a rotina de exercícios na maioria dos dias, os voluntários apresentaram uma melhora significativa na força muscular, resistência e flexibilidade. Eles ainda tiveram uma pequena queda na frequência cardíaca pós-exercício, indicando uma evolução na saúde cardiovascular.
 
“Os exercícios excêntricos contribuem para o ganho de força, melhora do alongamento e flexibilidade das articulações. Para pessoas sedentárias, eles ajudam a recuperar funções essenciais do dia a dia, como sentar e levantar de uma cadeira, subir escadas e entrar e sair de um carro”, explica o ortopedista Luiz Fernando Borges Filho, do Hospital Brasília Águas Claras.
 
 tempo de duração faz com que as pessoas consigam conciliar melhor esse tipo de exercício em meio a uma rotina agitada, tornando-os mais fáceis de manter. Por exemplo, os pesquisadores também afirmaram que 83% dos participantes do estudo disseram ter continuado praticando as atividades.
 
“O estudo sugere esses benefícios em relação ao grupo controle que consideram pessoas totalmente paradas, sedentárias. Para esse grupo pode ser uma alternativa sim, porque além de trazer benefícios já expostos no trabalho, facilitam a adesão aos exercícios regulares que é a principal dificuldade de quem inicia uma rotina de atividade física ou se matricula numa academia”, destaca o ortopedista.
 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: [email protected]