
Â
Duas diretoras do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Jaú e Região, Edna Alves e Sofia Claudete Rodrigues Borges, participaram do um intercâmbio promovido pela SASK (Centro de Solidariedade Sindical da Finlândia), com entidades sindicais de estados brasileiros. O encontro ocorreu na sedo do SIEMACO, em São Paulo, dia 13 do malo.
Além da duas dirigentes de Jaú, quo fazem parto da Federação Paulista da Saúdo, mais duas integrantes da entidade, representando o Sinsaúde Campinas, estiveram na reunião: Sofia Rodrigues do Nascimento e Juliana Karine Machado.
A SASK é uma entidade internacional com sede na Finlândia, que apoia e financia projetos de sindicatos filiado à UNI Américas, promovendo os direitos dos trabalhadores em âmbito global.
CUIDADOR - A presidente do SindsaúdeJaú, Edna Alves, disse que intercâmbios com entidades internacionais ajudam a fortalecer o movimento sindical. A troca de experiência e vivências é fundamental para o desenvolvimento de projetos em benefÃcio da categoria. Segundo ela, um dos assuntos em pauta foi o Projeto de Lei 4091/24, que está em trâmite na Câmara dos Deputados.
Esse projeto se refere ao cuidador domiciliar e institui um auxÃlio financeiro ou beneficio fiscal para quem cuida de pessoas idosas ou com deficiência na residência. O objetivo do projeto é garantir uma remuneração a pessoas que já cuidam do idosos o acabam impedidas de entrar no mercado de trabalho por conta dessa necessidade familiar.
Â

Â
Edna Alves se manifestou sobre isso, reconhecendo a validade do projeto, mas mostrando preocupação caso o trabalho do cuidador avance para instituições como abrigos, casas de repouso, hospitais, numa tentativa de substituir o trabalho da auxiliares e técnicos de enfermagem "Um cuidador tom atribuições muito diferentes de um profissional de enfermagem, por isso é preciso estar atento a essa questão".
ATUAÇÃO SINDICAL - Durante encontro, os sindicatos participantes apresentaram um panorama da atuação sindical no Brasil aos representantes da SASK e da UNI Américas. Foram debatidos tomas relevantes como valorização salarial, segurança no trabalho, comércio, telecomunicações e saúde mental.
"Eles vieram conhecer de perto a realidade brasileira. Por isso, tivemos a missão de apresentar nossos projetos e desafios. Abordamos temas como o Piso Nacional da Enfermagem, a importância do 12 de maio (Dia dos Trabalhadores da Saúde), os impactos da saúde mental entre os profissionais e os enfrentamentos que temos com o capital privado, como o grupo Hapvida ", explicou Juliana Karine Machado, vice-presidente do Sinsaúde de Campinas.
Serviços: Acesse os sites das organizações internacionais das quais os Sinsaúde é filiado
Uni Giobal Uni/ Américas: unigiobalunion.org
SASK (Centro de Solidariedade Sindical da Finlândia): sask.filespanol/
Â
