
Evento nacional destacou o cuidado como eixo estratégico da ação sindical e contou com a participação das diretoras Edna Alves e Sofia Claudete Rodrigues Borges
Nos dias 28, 29 e 30 de julho, o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Jaú e Região esteve representado na XIII Oficina de Formação da Rede UNI Mulheres Brasil, realizada em Praia Grande (SP), por suas diretoras Edna Alves e Sofia Claudete Rodrigues Borges. O evento reuniu mais de 200 participantes, entre lideranças sindicais de diferentes estados, especialistas e representantes do governo federal.
Edna e Sofia integram o grupo da saúde dentro da Rede UNI Mulheres, juntamente com dirigentes de outras cidades, como Campinas. Tanto o Sindicato de Jaú quanto o de Campinas são filiados à Federação Paulista da Saúde e à UNI Global Union, entidade que representa mais de 20 milhões de trabalhadores e trabalhadoras em todo o mundo.
Com o tema “Sociedade do cuidado”, a oficina discutiu a necessidade de transformar o cuidado — historicamente atribuído às mulheres e invisibilizado — em pauta estruturante da ação sindical. A programação incluiu debates sobre a implementação da Política Nacional de Cuidados no Brasil, a ratificação das Convenções 190 e 156 da OIT, violência de gênero, transversalidade das políticas públicas e estratégias para inclusão de cláusulas específicas nas negociações coletivas.
As atividades contaram com a presença de nomes como Jordana Cristina de Jesus, da Secretaria Nacional de Cuidados e Família do Ministério do Desenvolvimento Social, e Rosane Silva, do Ministério das Mulheres. A dirigente Fernanda Lopes, vice-presidenta da UNI Américas, reforçou a importância da formação sindical como espaço de acolhimento e troca de experiências:
“Esse foi um dos primeiros espaços em que me senti segura para falar, para ser acolhida. Aproveitem essa oportunidade para conhecer outras vivências. A oficina nos oferece essa grande oportunidade, de troca de experiências que são fundamentais.”
Ao final da oficina, foi realizada uma Conferência Livre, etapa preparatória da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que ocorrerá entre 29 de setembro e 1º de outubro, em Brasília. Durante a conferência, foram eleitas delegadas que representarão as propostas debatidas no encontro nacional.
A programação foi encerrada no dia 30 com o seminário “Raízes do Amanhã: Juventude, Trabalho e Dignidade”, voltado à reflexão sobre o papel da juventude no mundo do trabalho e à construção de uma sociedade com mais inclusão, respeito às identidades e garantia de direitos.
A participação das diretoras de Jaú reforça o compromisso do Sindicato com a formação permanente de suas lideranças, a promoção da equidade de gênero e a valorização do cuidado como direito coletivo e responsabilidade compartilhada.







