
O Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Jaú marcou presença ativa na Plenária Livre da UGT-SP, realizada na manhã desta quinta-feira (13), no Hotel Nacional Inn, em Campinas. O encontro reuniu 317 lideranças sindicais de diversas regiões do Estado, em preparação para a etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho, que ocorre no dia 4 de dezembro, na capital paulista.
Representando a entidade, estiveram presentes a presidente Edna Alves, as diretoras Sofia Claudete Rodrigues Borges e Maria Ivanilde de Araujo Almeida, além do assessor de comunicação Paulo César Grange.
Durante a plenária, Edna Alves foi convidada pelo presidente da Federação Paulista da Saúde, Edison Laércio de Oliveira, a falar em nome de toda a categoria da saúde — função que inicialmente seria desempenhada por ele próprio. A dirigente destacou a urgência de fortalecer espaços de participação e a necessidade de políticas efetivas de valorização.
“Temos que cuidar da saúde dos trabalhadores da saúde e aumentar nossa presença em instâncias de discussão, como os conselhos municipais”, afirmou Edna, sendo bastante aplaudida pelos presentes.
A presença de Edna na mesa de debates, ao lado de dirigentes de várias federações, evidenciou o protagonismo do setor e a importância de incluir, na Conferência, diretrizes que respondam aos desafios enfrentados no cotidiano das unidades de saúde.
O presidente da UGT-SP, Amauri Mortágua, destacou o caráter plural e democrático do encontro. “A UGT-SP ganhou notoriedade justamente pelo engajamento de seus membros. Sempre que há temas que impactam o mundo do trabalho, nos unimos para avaliar e determinar nosso posicionamento coletivo”, ressaltou.
UGT-SP define delegados para a Conferência Estadual
Além do debate e da construção das propostas que serão apresentadas na fase estadual, a plenária também elegeu os delegados que representarão a Central no dia 4 de dezembro. Entre os 20 nomes escolhidos, três são diretoras do Sinsaúde Campinas (Alexssandra da Silva, Beatriz Lúcia de Castro e Juliana Karine Machado Rodrigues).

A delegação completa definida pela plenária foi composta por:
Juliana Karine Machado Rodrigues; Josimar Andrade de Assis; Rogério José Gomes Cardoso; Débora Ferreira Machado; José Ferreira dos Santos; Ismael Pereira dos Santos; Rosilânia Correia Lima Cardoso; Cilso José de Moraes; Edson André dos Santos Filho; Adilson Carvalho de Lima; Alexssandra da Silva; Edson Edgar Batista; Daniela de Souza Bittencourt Dias; Jonathan Faleiros; José Augusto Ribeiro; Jhonatan Silva Moura; Luiz Carlos da Silveira e Souza; Marcos Milanez; Beatriz Lúcia de Castro; Hugo Leonardo da Silva.
Debates reforçam prioridades da classe trabalhadora

A plenária elencou uma série de temas estratégicos que serão aprofundados em nova reunião, no dia 26 de novembro, no Sindicato dos Químicos de Guarulhos, onde será consolidado o documento final das propostas. Entre os eixos principais da Conferência Estadual estão:
Eixo I – Transformações no mundo do trabalho diante das mudanças tecnológicas, digitais, ecológicas e demográficas
Eixo II – Políticas públicas para promoção do emprego, trabalho decente e transição justa
Durante as intervenções, foram levantados temas fundamentais como:
-
ultratividade dos acordos coletivos;
-
combate às práticas antissindicais;
-
homologações garantidas pelos sindicatos;
-
valorização das negociações coletivas;
-
segurança e saúde do trabalhador;
-
plano nacional de valorização do profissional da saúde;
-
canais de denúncia contra assédio moral e sexual;
-
risco crescente da violência contra trabalhadores da saúde.

Próximos passos
As propostas consolidadas no dia 26 de novembro serão apresentadas oficialmente na etapa estadual, no dia 4 de dezembro. O documento final servirá de base para as discussões da fase nacional da Conferência, marcada para março de 2026.
O Sindicato da Saúde de Jaú seguirá acompanhando cada etapa e mantendo sua atuação ativa na defesa dos trabalhadores e trabalhadoras da saúde
